terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mudando de vontade

Andando pelas ruas, completam-me as pessoas. Andando pela escola, completam-me os amigos. Andando pela minha casa, completa-me minha família. Andando dentro da minha cabeça, completa-me nada. E tudo vira uma grande necessidade de complemento. Por que nunca estamos satisfeitos? Por que sempre parece existir não uma vala, mas um buraco enorme dentro de nós? Temos um tudo disfarçado de nada. Um tudo efêmero e abstrato, tão livre quantos nós. E é por saber que somos todos livres que surge o desejo estranho e eufórico de querer sempre mais. De forma equilibrada isso não é mal: é natural. O desejo de mudança move a humanidade porque estamos sempre em busca de algo. Estamos em constante transformação desde o dia em que nascemos. Temos que enfrentar todas as fases da vida de acordo com o que ela exige de nós. Abraçamos todas as oportunidades porque não temos certeza de nada nessa vida, a não ser (dizem por aí) da morte. Em consequência disso convivemos todos os dias com milhares de interrogações, pulando na mente e no coração. E tudo que parecia perfeito passa a ser uma droga. A insatisfação só cresce, e dela vem a tal necessidade de querer mais, ou então mudar a si e as coisas em volta. Fique satisfeito com o que se tem hoje e crave os pés no chão: essa é sua realidade até o fim. Não vai passar disso. Nada novo. Nada novo, de novo. Se a gente se conformasse com tudo, não precisaríamos da palavra “mudar” no dicionário, tampouco na vida. Porém há coisas que não podemos mudar, por mais que quisermos: a vontade dos outros. Da mesma forma que sentimos essa necessidade, as outras pessoas também sentem. E você não tem poder sobre a vontade dos outros. Isso daria o mesmo poder às outras pessoas de terem direito sobre as suas vontades. É melhor encarar que se conformar. Afinal, uma vontade sua pode não agradar outras pessoas do mesmo jeito que a vontade de outras pessoas não te agrada. Volte a andar pelas ruas, pela escola e por sua casa com a necessidade de mudança, lembrando que as pessoas são um complemento seu e que, como você, são dotadas do mesmo sentimento de mudança. Complemente-se e complete-as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário